Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Cimi aponta morte de 20 crianças indígenas no Acre este ano; Sesai investiga os casos


Por redação  - 21 de Outubro 2019

Levantamento feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), na Terra Indígena Alto Rio Purus, no Acre, aponta a morte de 20 crianças com idades entre 1 mês e 11 anos. Os casos ocorreram entre janeiro e agosto deste ano, quando as vítimas apresentaram febre, vômito, cãibras e diarreia.

Cerca de 45 aldeias dos povos Huni Kui, Kaxinawá, Madja, Kulina e Jaminawa, em sua maioria, estão instaladas às margens do rio Purus.

De acordo com o conselho, os surtos de diarreia são periódicos e a causa é a falta de saneamento básico nas aldeias, como explica a integrante do Cimi, Rosenilda Padilha.

“As contaminações das águas. Eles bebem água do rio Purus e isso tem provocado diarreia e vômito nas crianças. Teve também casos de pessoas adultas que morreram de vômito e diarreia.”

Em nota encaminhada à Empresa Brasil de Comunicação, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) informou que solicitou um levantamento detalhado da situação do Distrito Sanitário Alto Rio Purus, incluindo as condições de saneamento, para investigar os óbitos.

O órgão afirma que o Ministério da Saúde tem ciência das dificuldades locais para a execução de obras de saneamento básico ao longo dos anos e trabalha para solucionar os problemas.

A Secretaria informa que está adotando as providências para intensificar as ações ao enfrentamento das causas evitáveis de mortalidade. (EBC)

Todos os homens devem agir em relação aos outros com espirito de fraternidade

0 comments: