Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Lei vai proteger os defensores dos direitos humanos

Ativistas sociais, coordenadores, instituições ou grupos, pessoas físicas ou jurídicas que atuam na defesa do direito humanos , agora também terão amparo legal para sua própria proteção. No Acre a lei beneficiará pessoas como os advogados Waldecir Nicácio e Joana D'Arque e o ativista dos direitos humanos, Jocivan Santos.

A Comissão de Direitos Humanos e Minoria da Câmara Federal aprovou o PL 4575/09, que institui o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos - PPDDH.

O PPDDH tem por objetivo garantir a proteção aos defensores e grupos, que em razão de suas atividades na defesa dos direitos humanos sofrem ameaças. Os grandes desafios desse programa são a garantia de medidas eficazes para impedir as violações contra os defensores, como a criminalização e a impunidade, e a articulação de políticas públicas responsáveis pelo enfrentamento das causas das violações.

A implementação do PPDDH é uma reivindicação antiga da sociedade civil e dos movimentos sociais, que entendem que o papel dos defensores de direitos humanos é indispensável ao fortalecimento da democracia e à construção de uma cultura de direitos no Brasil. Nesse sentido, uma das especificidades desse programa é garantir que o defensor protegido possa continuar com sua atuação na defesa dos direitos humanos.


www.ac24horas.com.br

Todos os homens devem agir em relação aos outros com espirito de fraternidade

0 comments: