Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Codições precarias dos transportes coletivos de rio branco são levadas ao ministerio publico

PARTE DO RELATORIO ENCAMINHADO PELO CENTRO DE DIREITOS HUMANOS -ACRE
AO MINISTERIO PUBLICO DO ESTADO.


1º. AS CONDIÇÕES DE HIGIENE DOS TRANSPORTES COLETIVOS QUE CIRCULAM NA CIDADE DE RIO BRANCO, onde e encontrado no interior dos mesmos vários objetos em estado elevado de decomposição causando mal cheiro e transtorno a todos os usuários, como RESTO DE COMIDA, PEDAÇOS DE FRUTAS, TAMPAS DE GARRAFA, VOMITO, LATAS DE BEBIDAS, TABACO, alem de muita terra e lama dentro dos coletivos etc., tudo isso prejudicial a saúde de todos inclusive dos próprios profissionais de trabalho como motoristas de cobradores, como também ao meio ambiente. Que as empresas de transporte coletivo disponibilize para todos os ônibus lixeiras, e mantenham limpos e conservados os ônibus que circulam em nossa cidade, pois no interior dos mesmos não tem lixeiras, lugar adequado para por lixo.

2º. Os coletivos que circulam em nossa cidade, SÃO ÔNIBUS JÁ MUITO VELHOS E MAL CONSERVADOS ONDE A DIFICULDADE DE EMBARQUE E DESEMBARQUE E MUITO GRANDE PARA CRIANÇAS, IDOSOS, E DEFICIENTES, PESSOAS OBESAS, OU ATÉ MESMO PARA QUALQUER OUTRO USUÁRIO NORMAL. Onde na maioria dos ônibus falta o corrimão para apoio dos usuários a parte interna e externa dos ônibus como segurança para o usuário não existe na grande maioria dos coletivos, como mostram as fotos anexo, onde também são visíveis o alto nível de deteriorização dos ônibus, a falta do sinto de segurança , extintores de incêndio, como também a ferrugem que toma conta de portas, janelas, cadeiras, e do próprio fundo central desses ônibus causando insegurança a todos os usuários, com também a ferrugem toma conta de pesas fundamentais para segurança de todos os passageiros, situação em que deixa visível para todos UMA TRAGEDIA A QUALQUER MOMENTO, deixando seqüelas e perdas irreparáveis para usuários, motoristas, e cobradores e para própria comunidade. Todos os painéis de controle dos ônibus que circulam em rio branco são quebrados, deficientes para o funcionamento elétrico do coletivo, trazendo insegurança para o motorista. Total escuridão dentro dos ônibus falta de luz interna para os usuários. Destacamos também o alto índice de ônibus quebrado por dia, com passageiros dentro causando maior prejuízo ao usuário que paga caro na esperança de obter um melhor serviço. E causando também engarrafamentos e transtorno a o transito de nossa cidade.

3º. FALTA DE CORDA PARA SOLICITAÇÃO DE PARADA, para o acesso do usuário a parte externa do coletivo. Maioria dos ônibus que circulam passam lotados e sem a corda ou outro acesso dos usuários a solicitação de parada, causa maior desconforto, na maioria das vezes discussão entre usuários e motoristas pois o coletivo nem sempre para na parada certa. Sendo que o ônibus lotado o usuários tem que si deslocar até a frente do coletivo para solicitar sua parada, e volta a parte traseira do ônibus para acesso a parte externa. Pois maioria dos ônibus que circulam, tem somente duas portas dianteira e traseira. (porta traseira e depois da roleta)

4º. CADEIRAS QUEBRADAS SEM CONDIÇÕES DE ACENTO adequado para os usuários de toda a faixa etária, DEFICIENTES, GRAVIDAS, OBESOS, CRIANÇAS, IDOSOS, etc.

5º. ALTA VELOCIDADE POR PARTE DOS MOTORISTAS, E MUITA PRESA NO MOMENTO DA PARADA NÃO ESPERANDO O TOTAL EMBARQUE E DESEMBARQUE DOS USUÁRIOS, PROVOCANDO COM ESSAS ATITUDES SÉRIOS RISCOS DE ACIDENTES, como deixar alguém empresado na porta do coletivo. (deixar alguém preso na porta do ônibus já e fato ocorrido com usuários )

6º. Demora nas paradas pelos usuários, isso acontece devido a redução da frota que circula em nossa cidade nos finais de semana prejudicando a todos usuários que necessitam do serviço, ONDE O TEMPO DE ESPERA DE UMA HORA A UMA HORA E MEIA, causando um aglomerado muito grande de pessoas nos pontos de parada de ônibus, facilitando assim a super lotação dos coletivos.

Comunicamos também a esta promotoria, AS LONGAS FILAS ENCONTRADAS PARA ENTRADA NO TERMINAL URBANO já que o SIDINCOL disponibiliza somente uma roleta para cada seguimento (GRANTUIDADE, uma roleta. USUARIOS NORMAIS uma roleta. ESTUDANTES uma roleta) por isso pedimos providencia para que o SINDICOL disponibilize mais roletas para acabar com o longo tempo de espera e demora nas filas para entrada no terminal urbano. Que o SINDINCOL disponibilize de mais roletas para entrada e saída dos usuários em outros pontos estratégicos do terminal urbano, facilitando deste modo um melhor acesso dos usuários, a entrada e saída do terminal. Comunicamos também a esta promotoria o alto nível de velocidade por parte dos motoristas dentro do terminal urbano, trazendo desta forma um risco maior de atropelamento para o usuário. Que o SINDICOL reduza a velocidade desses ônibus que circulam no interior do terminal urbano e fiscalize. (atropelamento e morte dentro do terminal urbano e fato já ocorrido)

7º. O ALTO NÍVEL DE POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE CAUSADO PELAS DESCARGAS DOS ÔNIBUS COLETIVOS QUE CIRCULAM EM RIO BRANCO, UM NÍVEO ELEVADO DE FUMAÇAS TÓXICAS, PREJUDICIAIS DA SAÚDE DA POPULAÇÃO E AO MEIO AMBIENTE.

8º. A segurança dos profissionais de trabalho, como cobradores e motoristas. Comunicamos a esta Promotoria a situação em que as empresas de transporte coletivo deixa esses profissionais, onde os mesmo são deixados, na parada final de cada linha, onde no final dessas linhas são LUGARES ESCUROS e DESERTOS, e os mesmo ficam exposto a qualquer tipo de violência. ( violência contra motoristas e cobradores já e fato ocorrido, na parada final e algumas linhas ). Que as empresas de transporte coletivo de rio branco, forneça para o final de cada linha um local adequando e com iluminação para segurança desses profissionais. Como também o sinto de segurança apropriado para motoristas, extintores de incendeio para todos os ônibus, e a renovação de toda frota ou troca urgente de alguns ônibus de transporte coletivo que circula em nossa cidade que si encontram fora dos padrões para transportar VIDAS.

9º. As condições em que si encontram os pontos de parada de ônibus no centro da cidade e adjacentes, todas cobertas de panfletos comercias cobrindo inclusive as faixas de orientação para usuários e toda comunidade. Que prefeitura de rio branco faça campanhas educativas a toda comunidade, para conscientização e bom uso do espaço publico, fiscalize, e também puna os que insistirem em cobrir esses espaços públicos inadequados para propagandas.

10º. Muito tumulto dentro do terminal urbano na hora de entrada nos ônibus, onde todos querem entra no coletivo de uma só vez causando muito perigo e risco e aos usuários, pisoteado crianças, idosos, mulheres grávidas. Que o SINDICOL disponibilize de fiscais para orienta os usuários a terem uma entrada mais decente respeitando a vez um dos outros, dando prioridade a idosos, crianças, mulheres com criança de colo, grávidas, deficientes físicos e visuais. (Casos de tumultos dentro do terminal urbano para entrada no coletivo já deu discussões e brigas entre usuários).















Jocivan Santos
Todos os homens devem agir em relação aos outros com espirito de fraternidade

0 comments: