por Jocivan Santos
A pequena Sara de Lima Gadelha, de um ano e seis meses, voltou a ser internada no Hospital da Criança em Rio Branco, onde está a pelo menos 18 dias numa ala de isolamento da unidade de saúde.
A mãe Patrícia Souza, 30 anos, conta que Sara nasceu prematura de seis meses, teve meningite e hidrocefalia congênita e só este ano, Sara deu entrada na UTI três vezes e foi intubada.
Deste o seu nascimento devido o quadro grave da doença, Sara passou por 19 cirurgias da cabeça.
Foi diagnosticada com água no pulmão e teve que drenar todo líquido, que de inicio os médicos suspeitavam ser covid-19, mais a possibilidade foi descartada.
Agora, Sara vem sendo submetida a novos exames, pra saber se á quadro de infecção, caso haja, irá precisar ser submetida à outra cirurgia pra colocar uma válvula na cabeça ou no pulmão.
A mãe conta que esse procedimento segundo os médicos, filtra a água que sai da cabeça passa pelo pulmão até o canal urinário, impedindo que a água fique alojada no pulmão da criança.
Sara é medicada por três tipos de remédios controlados, dois desses a mãe conta que encontra na rede pública de saúde, mais o outro não, tem que ser comprado.
Dona Patrícia Souza - mãe da pequena Sara, é moradora do loteamento Praia do Amapá, região do segundo distrito de Rio Branco, diz que esposo até esta trabalhando, mais o que ganha da apenas para sustentar outros dois filhos que tem com ele, e pede ajuda.
“Minha filha precisa de fraudas, leite Nan Comfort 03, e ajuda pra comprar o remédio controlado dela que não pode faltar” diz a mãe.
0 comments:
Postar um comentário