Amanda Dornelles
Castração química é uma medida populista pra fingir que há uma preocupação com as mulheres vítimas de abuso e fugir do real debate que é responsável pelos estupros. Os defensores da castração química muitas vezes são estupradores, protegem estupradores e fingem que se importam com as mulheres, propondo essas medidas.
Mas quem propõe essas medidas são os mesmo que combatem debate de gênero, machismo e violência contra a mulher, através do apoio ao Escola sem Partido (que de sem partido, não tem nada, visto que está a serviço da ideologia dominante conservadora, e foi elaborado por pessoas ligadas a partidos de direita). Os mesmos que criam o espantalho da "ideologia de gênero". Castração química fere cláusula pétrea da constituição.
É a velha e falsa ideia de que estuprador é só o marginalizado e assaltante que ataca a mulher na rua a noite, quando sabemos que o maior número de estupros acontecem dentro das casas, partindo de parentes, maridos. Quem a castração química iria punir? Aqueles que já são considerados bandidos e marginalizados pela sociedade.
Castração química não vai punir o Bolsonaro que propões isso, mas incita estupro à Maria do Rosário. Não vai punir os homens brancos ricos estupradores. É só analisar a clientela do direito penal. E não queremos nos focar na punição, no que acontece depois, mas na prevenção, que é um debate honesto e sincero sobre machismo, gênero e consentimento.
Castração química passa a ideia de que o estupro está ligado ao fato de o homem possuir pênis, à excesso de libido. E não. Estupro é fruto de uma cultura onde o homem aprendeu a se sentir superior a mulher, a querer dominá-la. Culturalmente, ainda se culpabiliza mulheres vítimas de estupro pela roupa que usavam, como se existissem mulheres que merecesse ser respeitadas e outras, não. Isso é cultura do estupro.
Muitos homens sequer se veem como estupradores, porque não sabem que estupro e sexo sem consentimento são a mesma coisa. Tem uma pesquisa aqui, entre tantos outros estudos sobre a questão, que fala sobre isso:https://theintercept.com/.../jovens-sexo-estupro-escola.../
É sobre poder e não sobre sexo. Homem quando quer estupra mulher, mesmo castrado, enfiando até um pedaço de pau nela. Defender castração química é omitir as causas do problemas, varrer a poeira pra debaixo do tapete.
Amanda Dornelles - Academica de Ciencias Sociais
Universidade Federal do Acre
0 comments:
Postar um comentário