Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Bois do lixo na mesa

A falta de uma cerca de proteção no aterro sanitário de Cruzeiro do Sul, continua permitindo que os 16 animais bovinos de uma pequena propriedade ao lado, se alimentem dos resíduos despejados no local. Os bois disputam o lixo com os urubus. Somente após perceber que os animais estavam sendo fotografados, a dona da propriedade, que cata material reciclável ao lado dos bovinos, tratou de expulsá-los.

Mas, além dos bois que comem lixo como se estivessem pastando, porcos também sobrevivem dos resíduos. Esses animais vão parar na mesa dos consumidores cruzeirenses, que ficam sujeitos a contaminação, já que nos frigoríficos ninguém investiga de onde saem os animais a serem abatidos. A falta do isolamento do local permite ainda, a entrada de adultos e crianças que sobrevivem recolhendo alimentos e material reciclável, eles também ficam expostos.

O problema já se arrasta há anos. Na gestão passada a vigilância sanitária municipal depois de uma reportagem do Tribuna do Juruá, prometeu fiscalização, mas nada foi feito. Na época, o IMAC (Instituto de Meio Ambiente do Acre) fez vistorias e o Ministério Público também prometeu visitar o aterro sanitário, mas nenhuma providência foi tomada até hoje.

Genival Moura - tribuna do jurua

Todos os homens devem agir em relação aos outros com espirito de fraternidade

0 comments: