
A parlamentar pediu que o governo do estado firme um convênio com a Clínica Estela, de Cruzeiro do Sul, para atender as mulheres que precisam fazer exames de mamografias. “Tenho absoluta certeza de que o custo seria bem menor do que uma passagem aérea do Juruá à Rio Branco, único lugar no Acre onde se pode fazer um exame dessa natureza”, observa Onofre.
Ela pediu apoio da Mesa Diretora da Aleac para fazer uma pesquisa sobre os crescentes números dessa doença, que vem matando e mutilando milhares de milhares acreanas. “O índice é alarmante, precisamos descobrir uma maneira de combater esse mal que vem castigando mulheres de todo Acre”, disse a deputada.
Idalina disse ainda que o hospital geral de Cruzeiro do Sul continua sem oferecer condições de atendimento à população daquele município. “Quando denunciei as condições desse hospital há dois anos, era porque a situação estava realmente precária, como ainda se encontra hoje, um caos”, assegura.
De acordo com a deputada, as mulheres do Juruá estão vendendo até as galinhas do terreiro para fazer uma mamografia. Durante sua fala na Aleac, ela retratou o dilema vivido por milhares de mulheres que procuram o serviço público de saúde para fazer os exames de prevenção ao câncer de mama, mas que não conseguem porque o governo do estado não oferece esse serviço no Vale do Juruá.
“Não acho justo que uma pessoa do seringal precise vender galinhas para pagar tratamento em hospital. Peço o empenho do governo, até mesmo da Mesa Diretora para que a prevenção do câncer de mama aconteça com mais força”, finaliza a parlamentar.
Fonte:24horas
0 comments:
Postar um comentário